POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA DE MEDICAMENTOS INSTITUÍDAS NO PAÍS:
- Isadora, Thaís, Pedro, Leonor e Rodrigo
- 30 de mar. de 2016
- 1 min de leitura

A assistência como politica publica teve inicio em 1971, com a instituição da central de medicamentos (CEME), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos a população de baixa renda.
Contudo foram feitas diversas mudanças a promulgação da Constituição Federal em 1988, onde foi estabelecida a saúde como Direito social.
A saúde é então o Direito de todos e dever do Estado, sendo assim garantindo mediante politicas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças.
A Ceme foi responsável pela assistência farmacêutica no Brasil até 1997 quando foi desativada, sendo transferida para diferentes órgãos e setores do ministério da saúde.
A implantação dos medicamentos genéricos foi instituída por se tratar de remédios mais baratos e de baixo custo de fabricação, pois o investimento é menor, chamado então de similares.
O mercado Brasileiro possui particularidades que auxiliam a compreensão de implantação de medicamentos genéricos, se tratando de um dos maiores do mundo e atingindo grande parte das vendas.
Trata-se de um mecanismo de redução de preços de medicamentos.
O perfil profissional privado se dá como iniciativa própria de profissionais liberais, legalmente habilitados e de pessoas jurídicas de direito privado.
Comments