Farmácia Hospitalar
- Rodrigo Oliveira
- 26 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Olá pessoal,neu nome e Rodrigo oliveira estudo atualmente o curso de farmácia na instituiçao Pitagoras,irei comecar a atuar na area de farmácia, e tenho um grande interesse na area de farmacia hospitalar.
Unindo o util ao agradavel,consegui uma entrevista,com minha professora Aquila portela,que alem de professora da instituiçao pitagoras,atua tambem na area hospitalar,no hospital Santa casa que me deu algumas informaçoes sobre o assunto,me deixando assim mais empolgado..vejam abaixo:

Rodrigo-
1. O que e farmácia hospitalar?
Aquila-
o conceito de farmácia hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.
Dentro do hospital existe a farmácia hospitalar, cujo objetivo é garantir o uso seguro e racional dos remédios que serão prescritos pelo profissional médico, para isso tem que fazer um bom planejamento na aquisição de medicamentos e materiais hospitalares para suprir à demanda e necessidades dos pacientes hospitalizados, na mesma proporção da sua utilização.
Rodrigo-
2.Qual o objetivo principal de uma farmácia hospitalar?
Aquila-
Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares têm por objetivo o conjunto de atividades farmacêuticas, exercidas em organismos hospitalares ou serviços a eles ligados, que são designadas por “atividades de Farmácia Hospitalar”. Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares são departamentos com autonomia técnica e científica, sujeitos à orientação geral dos Órgãos de Administração dos Hospitais, perante os quais respondem pelos resultados do seu exercício.
A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares é obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares são o serviço que, nos hospitais, assegura a terapêutica medicamentosa aos doentes, a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos, integra as equipas de cuidados de saúde e promove ações de investigação científica e de ensino.
Rodrigo
3-Quais as funcoes do farmáceutico na farmacia hospitalar?
Aquila-
•Seleção de medicamentos e materiais;
•Aquisição, conservação e controle dos produtos selecionados;
•Manipulação/produção de medicamentos e germicidas;
•Estabelecimento de um sistema racional de distribuição de medicamentos;
•Implantação de um sistema de informação sobre medicamentos;
Ações - funcões clínicas
•Estudos de utilização de medicamentos; •Participação na elaboração de protocolos terapêuticos;
•Desenvolvimento de programas de farmacocinética clínica;
•Participação em programas de farmacovigilância;
•Desenvolvimento de programas de suporte nutricional;
•Desenvolvimento de programas que visem a implementação de central de misturas intravenosas e central de diluição, entre outras.
O farmaceutico tem varias outras funcoes na farmácia hospitalar,so citei alguns exemplos.

Quero finalizar dizendo,que em breve virei com novas informacoes sobre o assunto citado..
Obrigado..

Comments