top of page

O Papel Do Farmacêutico nas Drogarias.

  • Foto do escritor: Thais Siqueira
    Thais Siqueira
  • 27 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Olá Leitores do blog Farmacociência !!!

Nesse período na Disciplina Farmácia e profissão do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras , foi proposto aos alunos que entrevistassem profissionais na área de Farmácia com o objetivo de entender qual profissão farmacêutica e os âmbitos de exercício da profissão farmacêutica.

O Blog Farmacociência irá publicar diariamente as entrevistas com os profissionais dessa área realizada por cada aluno do grupo.

FIQUEM LIGADOS!!

Então vamos lá! Meu nome e Thais Siqueira atualmente curso farmácia na instituição Pitágoras, trabalho em uma drogaria e veio dai o desejo de falar sobre a atuação do farmacêutico nesse ramo , mais antes de postar a minha entrevista vou falar um pouco da área que escolhi pesquisar a área de DROGARIAS.


Responsabilidades e Atribuições:


O farmacêutico é o responsável pela supervisão da dispensação, deve possuir conhecimento científico e estar capacitado para a atividade. São inerentes ao profissional farmacêutico as seguintes atribuições:


a) conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente; b) estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos; c) avaliar a prescrição médica; d) assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos; e) manter arquivos, que podem ser informatizados, com a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial; f) participar de estudos de farmacovigilância com base em análise de reações adversas e interações medicamentosas, informando a autoridade sanitária local; g) organizar e operacionalizar as áreas e atividades da drogaria; h) manter atualizada a escrituração; i) manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial de acordo com a legislação específica; j) prestar assistência farmacêutica necessária ao consumidor; k) promover treinamento inicial e contínuo dos funcionários para a adequação da execução de suas atividades. Note o ultimo item, o item “k”. O treinamento está em alta e uma grande parte dos farmacistas concordam que treinar seus funcionários é vital para suas farmácias. Quem não concorda e quem afirma a necessidade de aprimorar as capacidades de seus funcionários deve ler as linhas abaixo. Vamos observar que não existe um padrão, o que chamo de tamanho único, de treinamento. Para cada empresa uma necessidade e para todas uma programação.


Roteiro:


Abordagem : Nunca deixe que o cliente chegue até você. Vá na direção dele e apresente-se.


Segurança do Cliente: Garanta ao cliente a privacidade que ele merece na conversa, o cliente/paciente deve se sentir seguro e confortável para falar dos problemas que com certeza o chateiam.


Comunicação: O farmacêutico deve comunicar-se com o cliente no nível de seus olhos ou um pouco abaixo, evitem situações que causem distração de ambos os lados, pois com certeza prejudicará este passo. O farmacêutico deve esclarecer ao cliente/paciente o propósito da entrevista, deve ter permissão do seu cliente para realizar a conversa


As farmácias hoje, principalmente as grandes redes, estão investindo mais no Farmacêutico como líder, multiplicador, inovador. Pode-se dizer que isto representa uma realização plena do profissional que fez faculdade de Farmácia e atua dentro de uma farmácia. Estes profissionais com certeza acharam seu “lugar” no estabelecimento, e tenho plena convicção de que se emocionam principalmente quando suas metas são atingidas.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO


 
 
 

Kommentare


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page